quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A palavra "Tensão" já diz tudo...

.


Controle da TPM (Síndrome da Tensão Pré-Menstrual)
.
A síndrome da tensão pré-menstrual (TPM) é, de longe, a queixa mais comum entre mulheres que ainda não chegaram na menopausa. Estima-se que a TPM ocorra de forma severa em 2,5 a 5 por cento, e de forma mais branda em cerca de 33 por cento das mulheres. A TPM foi descrita pela primeira vez em 1931 como "um estado de tensão insuportável", uma descrição que pode ser bem entendida pela maioria das mulheres. Algumas já têm TPM a partir da época em que começam a menstruar, mas para a maioria o problema se inicia em meados dos 30 anos de idade e vai ficando cada vez pior como o passar do tempo.
...
É bom que se diga logo que não existe solução "mágica" para a TPM. Um pouco de progesterona pode ajudar muito, e em alguns casos isso pode até resolver o problema, por neutralizar os efeitos do estrogênio ambiental e dos ciclos anovulatórios. Mas a TPM é um problema composto de muitos fatores, que precisam ser tratados tanto no nível físico quanto no âmbito emocional.
...
O Que Fazer:
.....
- Corrigir a predominância estrogênica (excesso de estrógenos) através de um creme com progesterona natural. A TPM geralmente está ligada ao estresse e, portanto, a altos níveis do hormônio cortisol. Como o cortisol compete com a progesterona na utilização dos mesmos receptores nas células, as doses de progesterona precisam ser mais elevadas. Nos primeiros dois meses, aplique a totalidade do pote ou bisnaga usual de 56 gramas. O Dr. John Lee recomenda neste caso ministrar a progesterona num crescendo, fazendo apenas uma aplicação ao deitar, aumentando para duas aplicações (pela manhã e ao deitar) e depois ir aumentando a quantidade de cada aplicação até acabar o creme no final do ciclo (ao redor do 28º dia). Nos meses seguintes, diminuir gradualmente as quantidades, à medida que os sintomas forem desaparecendo. O creme deve ser aplicado entre o 10º (ou 11º ou 12º) dia do ciclo menstrual até o 28º dia (conforme o ciclo de cada mulher), contando-se o dia de início da menstruação como 1º dia. .....
.
- Tomar diariamente suplementos multivitamínicos e multiminerais, contendo: Zinco (10 mg) Complexo B Vitamina B6 (50 mg) Vitamina C (500 a 1000 mg) Magnésio (300 a 400 mg) Vitamina E (400 UI)
.....
- Seguir uma dieta baseada em hortaliças e verduras orgânicas, frescas e ricas em fibras, assim como frutas, nozes e cereais integrais.
.....
- Comer peixe duas vezes por semana.
.....
- Tomar chá da raiz da bardana e/ou raiz de dente-de-leão.
.....
- Tentar controlar o stress, para evitar níveis cronicamente elevados de cortisol.
.....
- Fazer um pouco de exercício físico diariamente.
.
O Que Evitar:
.....
- Pílulas anticoncepcionais.
.....
- Terapia hormonal que use apenas estrogênio.
.....
- As causas dos ciclos sem ovulação: Anticoncepcionais, stress crônico, esforço físico exagerado, pendências emocionais, talcos na área genital, produtos lácteos.
.....
- Açúcar e carboidratos refinados.
.....
- Gorduras hidrogenadas (margarinas) ou gorduras e óleos insaturados.
.....
- Carne de gado ou frango criados em regime de confinamento (preferir o tipo orgânico, livre de hormônios, antibióticos e pesticidas).
.....
- Todos os tipos de pesticidas.
.....
- O stress crônico.
.
Mais informações: .....- Livro What your doctor may not tell you about menopause, do Dr. John Lee, e co-autoria da Dra. Jesse Hanley.

Fonte: http://www.novatrh.net/
Fonte: http://www.mulherdeclasse.com.br/controle_da_tpm.htm
.

Nenhum comentário: